terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

Offensive Line: O que(ou quem) esperar dela em 2008

Uma das contratações mais importantes dessa última temporada foi a de Tom Cable, o técnico que cuida da offensive line do Raiders.


Ele chegou com a missão de melhorar a técnica, a auto-estima e o estilo de jogo de uma offensive line que foi responsável em grande parte por deixar o Quarterback levar 72 “sacks” numa única temporada, o que deve ser um recorde provavelmente.


E com o Cable, nossa o-line passou de ridícula para uma uma offensive line mediana com muito potencial ainda para melhorar. Tanto que esse ano nossos Quarterbacks levaram “somente” 41 “sacks”, certo que ainda é bastante(é o 11º pior na verdade), mas melhorou muito e ainda precisa melhorar um pouco mais.


E um motivo para termos sofridos menos “sacks” deve-se em uma boa parte ao playcalling de nosso HeadCoach, Lane Kiffin. Pois o Kiffin chamou 508 corridas, o que é o 4º maior na NFL em número de corridas, assim como as 260 jogadas de passe foram o 4º menor índice da NFL. Se nossa offensive line quer se tornar uma das melhores da NFL, ela simplesmente não pode deixar seu QB tomar um “sack” a cada 6.23 tentativas de passe!


Assim como nossa offensive tende a evoluir no passe para se tornar boa, ela é excelente para o jogo corrido, pois tivemos a sexta melhor marca da NFL em jardas corridas por jogo (130.4 jardas).
Agora vou falar um pouco sobre cada posição da nossa o-line:


-Robert Gallery parece ter se encontrado jogando de Left Guard. Kiffin e Cable sempre destacavam a agressividade com que ele jogava na posição, mas eles querem ver uma diminuição no número de faltas(até porque Robert Gallery eh o líder de toda a NFL em número de faltas, isso porque ele não jogou nem 5 temporadas direito), além de uma pequena melhora na proteção ao QB nas jogadas de passe.


-Paul McQuistan, em seu ano de Rookie, jogava como OG no esquema de Art Shell, e agora, no “Zone Blocking Scheme” em que o Raiders joga, ele pode jogar tanto como OG ou como OT. Ele foi titular em 6 jogos, entrando no lugar do fraco Cornell Green, que tinha se machucado, mas ele até jogou razoavelmente bem(melhor que o Green pelo menos) e deve ser nosso RT para o proxima temporada.


-A posição de LT(talvez a mais importante da o-line) parece estar em apuros, já que Barry Sims(33 anos, está perto de se aposentar) alternou grandes partidas com partidas completamente toscas, fora que ele foi quem cedeu mais sacks e ainda cometeu muitas faltas. Porém ele foi excelente ajudando nosso jogo corrido.


A lógica diria que seu substituto naturalmente seria Mario Henderson, o rookie draftado pelo Raiders no fim do 3º round do ano passado. Porém Kiffin e Cable não parecem tão confiantes nele, já que eles falaram muito que o Henderson não parece ser tão confiantes com seu jogo e precisa de um empurrãozinho para poder pegar no tranco.


-Cooper Carlisle foi provavelmente nosso melhor jogador na o-line, nosso RG jogou muito bem tanto abrindo espaços para nossos Running Backs como para proteger nossos QB's(já que 4 QB's diferentes jogaram no Raiders esse ano), 100% de chances que ele continuará no Raiders até o ano que vem.


-Jeremy Newberry foi um jogador razoável, mas ele adora se machucar, e já tem 32 anos, temos que procurar um substituto para ele, até porque se eu ver o Jake Grove como nosso C ano que vem acho que eu me suicido.
Então esperem que o Raiders vá atrás de alguem para jogar de LT e mais um para jogar de C nessa Free Agency, até porque o Kiffin falou que prefere jogadores mais veteranos jogando ali na o-line (assim como o Belichik prefere um LB veterano, pois os veteranos sempre sabem onde se posicionar no campo, e quase nunca vao dar pisadas na bola horrendas).


Nossa o-line já melhorou muito, mas ainda falta um bocado para ser uma o-line top. Pelo menos ela não vai ser tão ridícula quanto era quando Art Shell estava no comando.

Um comentário:

Anderson Maidecchi disse...

Ótimo texto, realmente a realidade sobre a OL é essa...
Temos jogadores velhos e outros caros, porém tem tudo pra se tornar uma boa OL na próxima temporada, que pelo menos não prejudique o desempenho do QB, pq pra corridas o esquema de Lane Kiffin jah se mostrou ótimo.
Uns 2 free agents, sendo um deles um LT confiável, e nosso ataque tá quase pronto pra ser um dos melhores da NFL. Pq QB e RB a gente jah tem... e temos pelo menos 1 wr bom, e um bom TE novo.